Rima

Alan Sencades* e Alvin Yong

*artista associado da Erva Daninha 24/25 | projeto satélite

Alan e Alvin nascem no mesmo dia, com três anos de diferença e a 15.000 quilómetros de distância, em Kuala Lumpur na Malásia e Recife no Brasil. Por coincidência em 2017 ambos decidem aprender e dedicar-se ao aparelho de circo roda Cyr. Em 2020, encontram-se enquanto estudantes da escola de circo INAC em Portugal e começam a descobrir as suas semelhanças. Como imigrantes, Alan e Alvin refletem sobre as suas características e experiências em comum ao construir uma segunda casa longe das suas terras natais. Procurando o conforto transformam pessoas e geografias desconhecidas em lugares de pertença.

“Rima” sugere, de forma simples e sensível, uma narrativa simbólica de encontro entre dois estranhos que decidem construir casa juntos usando a dimensão e a forma da roda Cyr para criar esta ideia de lar e lugar seguro para habitar.

Espetáculo multidisciplinar em que as técnicas de circo e o movimento se cruzam, tendo como linguagem central a roda Cyr, como um símbolo de conexão entre duas peças consonantes dentro do mesmo (uni)verso. O público é convidado a identificar-se com essa experiência de procura de uma casa, um lar, um abrigo construindo conexões significativas, independentemente das origens geográficas.

Ficha Artística 

Criação e Interpretação: Alan Sencades e Alvin Yong

Música: FOQUE & João Diogo Leitão

Direção técnica: Vasco Gomes

Fotografias e vídeos: Ashleigh Georgiou

Produção executiva: Andrew Ossada

Comunicação e logística: Elísio Mota

Produção: Erva Daninha

Coprodução: Serralves em Festa, Festival Vaudeville Rendez-Vous

Apoio à Criação: Teatro do Mar, Ensaios de Circo, Culture Moves Europe

Apoio à Residência: fAUNA | habitat de criação – Teatro da Didascália, El Invernadero, GrETUA, Ganso Manso, Museu de Serralves

Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes