Intervenção

Q-CIRCO

Q-Circo é um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Arts For Change. Até 2025 a Erva Daninha, o Centro Social Soutelo e a Solsal – Fundação Salesianos escrevem este projeto em conjunto com os jovens do Centro de Reabilitação da Areosa em Gondomar e o Centro Educativo Santo António no Porto. 

Q-Circo tem como objetivo contribuir para o empoderamento e inserção profissional de jovens em situação vulnerável, utilizando as artes circenses como ferramenta para promoção do desenvolvimento pessoal e social. Os jovens participantes integram um projeto de criação artística e de capacitação pessoal que inclui diversas ações – oficina de artes circenses, oficina de competências pessoais, sociais e de empregabilidade. Para além das oficinas regulares será realizada uma apresentação anual integrada no Festival de Circo Trengo imprimindo a experiência de validação pessoal e coletiva no percurso do projeto. 

Vasco Gomes assume a direção artística do projeto que conta com David Valente e Daniel Seabra na formação, bem como a presença pontual de outros artistas de circo vocacionados para a área de intervenção artística. Hélder Nogueira é o responsável social pelo projeto que conta com Mariana Eugénio e Ana Magalhães como técnicas sociais. Julieta Guimarães é a gestora do projeto que conta também com Elísio Mota na comunicação.