Mostra Estufa 2023

  • 24/11 – 21:30 + 25/11 – 19:30 | TEATRO CAMPO ALEGRE TMP | Bilheteira (7€ bilhete conjunto)
  • oficina de portes acrobáticos | 10 a 13 Novembro | CCC | + info


BLUE – Margarida Montenÿ

BLUE é um projeto de acrobacia aérea que se alicerça numa reflexão sobre afeto e atrito, íntimo e público, solo e coletivo. Ao longo desta performance intimista constrói-se um conjunto de paisagens efémeras, frágeis, breves que servem como teste de durabilidade, tensão e resistência aos quatro corpos em cena.

Margarida Montenÿ trabalha na área do circo e das artes performativas. Trabalhou profissionalmente com Miguel Pereira, Cláudia Nóvoa, Teatro Musgo, Circo Caótico, Grandpa’s Lab, Liliana Garcia, Companhia Erva Daninha e Daniel Seabra, entre outros. Como criadora, destaca o projeto Simulacro, em parceria com Carminda Soares, uma coprodução do Teatro das Figuras, Teatro Municipal do Porto e Instável – Centro Coreográfico.

Conceção e interpretação: Margarida Montenÿ

Composição musical: Antonio Marotta

Interpretação e rigging: Catarina Corujeira, Carminda Soares e Mercedes Quijada

Desenho de luz: Pedro Nabais

Coprodução: Mostra Estufa – Companhia Erva Daninha/Teatro Municipal do Porto

Apoio às residências: Teatro Virgínia, Antípoda, Clube de Circo Contemporâneo, Caldeirão, All’inCirca, Festival Terminal, Tanque Centro de Criação / Momento – Artistas Independentes, CRL – Central Elétrica, Alma d’Arame, Espaço Malatitsch.

Apoio financeiro: Fundação GDA, República Portuguesa – Cultura/ Direção Geral das Artes

Outros apoios: Sicor S.A.

Gestão administrativa: Réptil


PINDORAMA – Victor Abreu

Pindorama é um solo de dança acrobática. É também uma espécie de narrativa fantástica, contada por um acrobata que parte em busca da sua identidade e origem. Uma viagem inspirada nas cores, nos sons, nas danças do Brasil. Elementos da natureza habitam o espaço: troncos de bambu, tocos de árvores, galhos, folhas. A personagem relaciona-se com este espaço e transforma-o de acordo com a sua folia. O seu corpo mistura-se com o imaginário exótico de lendas antigas e seres mitológicos e faz um doce mergulho nas águas da cultura brasileira.

© Bartolomeo Rossi

Victor Abreu é um artista brasileiro que vive em Portugal desde 2018. Fez a sua formação em Circo na Scuola Vertigo-Itália, entre 2008 e 2010. Trabalhou como intérprete em diversas companhias, como Cirque Èloize, Umpor1 e Erva Daninha. Em São Paulo, de 2013 a 2018, atuou com seu próprio grupo, a Cia da Pegada, e criou os espetáculos Andarilho e Jornada do Herói. Até 2022, foi professor residente do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, e colaborou com a ACE – Escola das Artes. Ensina, atualmente, dança acrobática na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, e uma série de disciplinas na Scuola Vertigo.

Direção e interpretação Victor Abreu 
Apoio à coreografia Nathália Furlan 
Olhar externo Philippe Ribeiro 
Cenografia Miguel Bouça 
Figurinos e adereços Nathália Furlan 
Apoio às residências Circo all’inCirca, CCC – Clube de Circo Contemporâneo


RUT/URA – David David

RUT/URA é um espetáculo que aborda as emoções humanas que nos conduzem a um processo de sabotagem e que resultam na autodestruição. A partir de uma pesquisa criativa e física sobre a exaustão e os limites da arquitetura do corpo humano, estas emoções serão incorporadas na relação de um corpo com um trapézio metálico.

David David é natural do Porto (1997) e é acrobata aéreo profissional, nas especialidades de trapézio e tecido. Formado em artes circenses pelo INAC Instituto Nacional de Artes do Circo, em 2022. Licenciado em física pela Universidade do Porto, onde se focou em física nuclear e das partículas elementares. Atualmente, é professor de técnicas aéreas e flexibilidade no INAC.

Criação e interpretação David David  
Música ao Vivo Filipe Moreira
Desenho de luz Pedro Nabais 
Rigging Lucas Bustos
Produção Réptil Artes Performativas
Apoio às residências Circo all’inCirca, CCC – Clube de Circo Contemporâneo, INAC Instituto Nacional de Artes do Circo 



a Mostra Estufa

Curadoria – Julieta Guimarães e Vasco Gomes

Direção Técnica – Vasco Gomes 

Produção – Beatriz Lobo

Iluminação – Pedro Nabais 

Operação luz/ som – João Quintela

Comunicação – Elísio Mota

Vídeo e fotografia – Ashleigh Georgiou

Apoio técnico circo – Daniel Seabra

Coprodução – Teatro Municipal do Porto

apoio REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA/DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES