Lab Acompanhamento artístico nos processos criativos em Circo com ANNA PASCUAL – 2 a 6 junho 25
A partir de cada projeto pessoal, passamos pelas diferentes fases de uma criação artística circense. Começamos conceptualizando o projeto artístico, analisando qual é o ponto de partida do ato criativo em cada projeto para podermos ser coerentes entre a ideia e a encenação. No palco/espaço, mostramos material próprio para, através do grupo, analisar este material e enriquecê-lo ou aumentar a complexidade da proposta cénica. Durante todo esse processo nos perguntamos, refletimos e identificamos o papel que a técnica ocupa dentro da peça, entendendo a técnica circense como um componente profundamente intrínseco à proposta artística.
Lab Corpo Cyrcense com ALAN SENCADES – 25 a 29 novembro 24 – CCC
A oficina Corpo Cyrcense é destinada a estudantes e artistas com experiência prévia em roda Cyr e tem como objetivo expandir as possibilidades de expressão corporal no aparelho. Durante este encontro, os participantes exploram diferentes abordagens técnicas com base em 3 eixos: manipulações, voos e movimentos descontínuos. Com objetivo de promover a relação entre corpo e aparelho, potenciando a criatividade e a fluidez no uso da roda Cyr.
Lab Corpo Gritante com DANIEL SEABRA – 25 e 28 de maio (Trengo 24) – CCC
Um ensaio coletivo de suspensão que através de exercícios alternados entre o chão e a suspensão convida todos os participantes a experienciar um processo na linha de trabalho do criador. A ausência de movimento como revolução num corpo, um corpo bruto em busca de fragilidade. Reconhecer o cansaço e usá-lo como gerador. Resistência, continuidade, consciência são palavras chaves neste processo. Este workshop não é um treino técnico de acrobacia aérea, mas a sua prática é necessária para a participação.
Este Lab de Daniel Seabra está inserido na residência “Forças Combinadas”, apoiada pelo Fundo Europeu de Festivais para Artistas Emergentes – EFFEA, uma iniciativa da Associação Europeia de Festivais (EFA), cofinanciada pela União Europeia. A residência “Forças Combinadas” é hospedada pelo Trengo Festival de Circo (PT), em parceria com outros festivais de circo: Pitch’d (IR), Circada (ES) e Terminal (IT).
This Daniel Seabra Lab is part of “Forças Combinadas” residency, supported by the European Festivals Fund for Emerging Artists – EFFEA, an initiative of the European Festivals Association (EFA), co-funded by the European Union.
Lab Trengos Avançados com ELEONORA DALL´ASTA [IT/PAN] – 27 Junho 24 – CCC
Uma aula onde aprendemos a construir e criar uma prática de movimento a partir do uso de arneses no ar, no chão e entre si. Focando em como a suspensão é gerada pelo nosso corpo através do movimento e da interpretação do espaço e dos objetos ao nosso redor.
Eleonora é uma artista aérea e de movimento italiana que cresceu na América Latina desde tenra idade. Ela é bacharel em Circo Contemporâneo pela National Circus School, em Inglaterra (Circus Space), Master em Circo Contemporâneo pela DOCH University of the Arts, em Estocolmo e graduada em Mídia e Comunicação, pela Universidade do Panamá. Eleonora é diretora do el Cuarto Rojo, o primeiro espaço/estúdio de circo no Panamá, onde ensina disciplinas aéreas e circenses desde 2012, e também é diretora do Panama Aérea e da Plataforma Circo, 2 laboratórios que visam explorar pesquisa e desenvolvimento em criação numa gama diversificada de disciplinas circenses.
Oficina Hula Hoops com SYLVAIN JULIEN – 3 Março 24 – CCC
Quem é que nunca ficou no meio de um arco, a mexer o rabo e a tentar aguentar? Para além das ideias preconcebidas sobre o corpo gímnico, os jogos de basquetebol são práticas que, inteligentemente acompanhadas, são acessíveis a todos, homens e mulheres, pais e filhos, estudantes ou avós, desde que tenham vontade de o fazer… Divertidos e enérgicos, basta ver alguém a jogar com arcos para ficar com vontade de experimentar. O hooping não se limita ao hula-hooping: são possíveis e desejáveis várias outras utilizações e gestos, todos eles fáceis de realizar e com um efeito instantâneo garantido! Este é um workshop introdutório, chave na mão (os arcos são fornecidos por mim), que pode ser adaptado a todos os públicos, para que todos possam desfrutar.
Formação Trengos Avançados com MAU JARA (Trengo 23) – CCC
Nesta formação intensiva de pinos, vamos explorar o equilíbrio de mãos de diferentes pontos de vista. Abordaremos o básico desta habilidade, mas também mergulharemos no pino como ferramenta para o processo de criação. Vamos experimentar pinos no chão, em pessoas, em objetos. E faremos perguntas. Muitas perguntas. Como podemos conectar-nos com uma plateia quando estamos de olhos para o chão? (Precisamos mesmo de olhar para o chão?) Um convite a todos os artistas circenses interessados a aventurarem-se nesta experiência de cabeça para baixo.
EIS UM URSO. AGORA DEVEM FAZÊ-LO RIR oficina com RUI PAIXÃO (Trengo 22) – Coliseu Porto Ageas
Nesta formação Rui Paixão desafia os participantes a uma exploração intensiva sobre improvisação e o ato de criação espontânea.
WORKSHOP AÉREOS com SAGE BACHTLER CUSHMAN (Mostra Estufa 22) – Teatro Campo Alegre
Criação, Coreografia Aérea, Trapézio-Dança e Construção de Actos – Utilizaremos experiências e sensações quotidianas para a construção e criação de coreografias com meios performativos destinados a tocar a essência humana.
MASTERCLASS com JOÃO PAULO dos SANTOS (Mostra Estufa 21) – Teatro Campo Alegre
Masterclass de circo contemporâneo com João Paulo dos Santos integrada na Mostra Estufa. Um olhar maduro e experiente sobre o mastro chinês. A técnica de circo como pretexto de criação, como forma de revelar emoções profundas que estão para além do esforço. Uma oficina avançada onde se procura investigar o que está para além da técnica, do virtuosismo e da resistência física, quando se chega ao silencio do corpo.