Ensaios de Circo é um programa de residências artísticas no espaço CCC. Para além do espaço, este programa contempla apoio técnico, de comunicação e financeiro a vários projetos que se apresentam ao público no formato de ensaio aberto. Esta atividade procura estimular a criação de circo contemporâneo e também estabelecer o contato entre criadores, público e programadores num ambiente descontraído e construtivo.
VAGALUME de Coração nas Mãos – ensaio aberto CCC – 5 Nov – 17h – 2023

Imersão. Apatia. Apneia. Profundezas emocionais, breu. Quando tudo se move à velocidade da luz, um desvanecer. A eletricidade como fio condutor, como fluxo invisível, como trama. Uma metáfora para saúde mental. Uma luz ao fundo da escuridão. A esperança de recuperar a luz própria, a leveza da criança interior. Uma busca por um estado de calma, serenidade e equilíbrio. Voltar a ser pleno. Voltar a ser luminescente. Estar no Aqui e no Agora, solar e feliz. Simplesmente emergir.
criação e interpretação: Joana Martins e Rita Martins
DOCILIN de Pedro Matias – ensaio aberto CCC – 22 Out – 17h – 2023
Disfuncional, é o termo utilizado para nos referirmos a uma pessoa, um processo, entidade, ou sistema, que não funciona de forma adequada, ou que não cumpre a sua função. É um compromisso que falha. É um estado, ou uma forma de estar, que se mantém. Uma desresponsabilização contínua, ao sentido de reabilitar.
DOCILIN, apropria-se do equilíbrios, rola-bola e monociclo-girafa, como forma de expressão. Trabalhado o equilíbrio no sentido prático e metafórico,referente ao tema subjacente ao projeto.

FICHA ARTÍSTICA
criação e interpretação PEDRO MATIAS | apoio à criação ARIANA SEBASTIÃO | figurinos MARIA CAMPOS | composição sonora RAFAEL MAIA
CHÃO de Uatumã Fattori de Azevedo, Leonardo Calvino, Teresa Santos, Dídac Gilabert – Agosto 2023

SINOPSE
CHÃO_Malabarismo Térreo é um projeto de investigação que procura trazer centralidade para a relação das bolas de malabarismo com o solo no processo de criação cênica. O trabalho é co-criado por Uatumã Fattori de Azevedo, Leonardo Calvino, Teresa Santos e Dídac Gilabert e faz, no próximo dia 12, sua primeira mostra de processo.
FICHA ARTÍSTICA
IDEALIZAÇÃO: Uatumã Fattori de Azevedo | CRIAÇÃO: Uatumã Fattori de Azevedo, Leonardo Calvino, Teresa Santos, Dídac Gilabert | PERFORMERS: Uatumã Fattori de Azevedo e Leonardo Calvino | TRILHA SONORA: Dídac Gilabert | MATERIAL AUDIOVISUAL: Teresa Santos
+info: www.chao.pt
HABITAR de Ariel Pizarro Albornoz e María López del Peso – Abril + Maio 2023

SINOPSE
Quando se ocupa um espaço, o que significa realmente ocupar esse espaço? Está-se a dar uma razão a esse espaço ou está-se a corromper a sua essência? Habitar os espaços que existem entre dois corpos que se aproximam, para revelar as possibilidades entre contacto, equilíbrio e coordenação. O vestuário como o espaço que habitamos. Como o colocam num determinado contexto, independentemente da forma como atua ou se move. São espaços concebidos para serem ocupados, com uma grande carga simbólica. A ideia é explorar a materialização que classifica a nossa interação com o mundo, a coisa mais próxima depois da pele, a barreira social, cultural, moral e política. Para que é que nos vestimos? O que determina a nossa roupa?
FICHA ARTÍSTICA
ARTISTAS: Ariel Pizarro Albornoz e María López del Peso
MÚSICA ao VIVO: Robin Szombath
DESENHO de FIGURINOS: Ariel Pizarro Albornoz e María López del Peso