Ensaios de Circo

Ensaios de Circo é um programa de residências artísticas no espaço CCC. Para além do espaço, este programa contempla apoio técnico, de comunicação e financeiro a vários projetos que se apresentam ao público no formato de ensaio aberto. Esta atividade procura estimular a criação de circo contemporâneo e também estabelecer o contato entre criadores, público e programadores num ambiente descontraído e construtivo.

Ensaios de Circo is an artistic residency program at the CCC space. In addition to providing creation and rehearsal place, this program includes technical, communication and financial support for several projects that are presented to the public in an open rehearsal format. This activity seeks to stimulate the creation of contemporary circus and also establish contact between creators, the public and programmers in a relaxed and constructive environment.


2024

NEXT


Miss SBARBIE* de Morgana Morandi

ensaio aberto CCC – a definir Jun – 2024

*residencia em parceria Trengo Festival de Circo com Solo but not alone [IT]


RIMA de Alan Sencades e Alvin Yong

ensaio aberto CCC – 21 Jul – 17h – 2024

(residência artística – 8/7 a 21/7)


EL DEMONIO DE LAPLACE de Mau Jara e Duvan Jiménez

ensaio aberto CCC – 22 Set – 17h – 2024

(residência artística – 9/9 a 22/9)


PAST


RIACHO VERTICAL da CAOS

ensaio aberto CCC – 5 Mai – 17h – 2024

(residência artística – 8/1 a 14/1 + 29/4 a 5/5)


HEQET* da Companhia AbsurdA

ensaio aberto CCC – 7 Abr – 17h – 2024

(residência artística – 4/3 a 10/3 + 1/4 a 7/4)

*projeto selecionado pela Bolsa de criação Trengo 24

Num espaço quimérico e desprovido da realidade, os heqets, personagens originadas nas 10 pragas do Egito e lançadas ao mundo para o destruir, evoluíram até à atualidade criando uma espécie de “máfia” que se dedica a ir contra o objetivo da sua criação e curar o planeta terra que se encontra em vias de destruição. Suas atividades são submetidas de forma oculta através de uma estratégia de infiltração no mundo humano com o objetivo de alterar o futuro do mesmo. Quem é a verdadeira praga?

Ficha Artística:

Direção artística/ Interpretação: Ariana Sebastião, Carolina Vasconcelos | Cocriação /Interpretação: Lia Vilão, Sofia Encarnação | Desenho de Luz: Tiago Santos | Sonoplastia: André Borges | Máscara: Paula Cabral; Cristóvão Neto | Figurinos: Lola Sousa | Produção: Sofia Encarnação


FORÇAS COMBINADAS* de Daniel Seabra

ensaio aberto CCC – 28 Mar – 19h – 2024

(residência artística – 13/3 a 28/3)

*residência artística apoiada por: European Festivals Fund for Emerging Artists – EFFEA, uma iniciativa do European Festivals Association (EFA), co-financiada pela União Europeia

*coprodução Trengo Festival de Circo 24


OS GATOS CAEM SEMPRE DE CARA OU COMO SALVAR AS ABELHAS de Inês Pinho

ensaio aberto CCC – 11 Fev – 17h – 2024

Convido-vos a visitarem este meu lugar. Antes de entrar pode ser necessário descalçar os sapatos e desligar o vosso desejo de entender.  Aninhados entre o poético e o surreal celebraremos a absurdidade da vida, correremos atrás de significados como um gato corre atrás de um fio e com sorte cairemos de novo na natureza fragmentada dos pensamentos e ações humanas. A galinha já atravessou a rua porém eu deixar-vos-ei aqui, no meio do rebanho, num mundo que constantemente nos puxa para diversas direções. 

Ficha Artística: 

Criação e interpretação: Inês Pinho;  Apoio técnico e artístico: Giovanni Concato; Orientação artística: Jorge Lix, Sandra Salomé; 


2023

VAGALUME de Coração nas Mãos – ensaio aberto CCC – 5 Nov – 17h – 2023

Imersão. Apatia. Apneia. Profundezas emocionais, breu. Quando tudo se move à velocidade da luz, um desvanecer. A eletricidade como fio condutor, como fluxo invisível, como trama. Uma metáfora para saúde mental. Uma luz ao fundo da escuridão. A esperança de recuperar a luz própria, a leveza da criança interior. Uma busca por um estado de calma, serenidade e equilíbrio. Voltar a ser pleno. Voltar a ser luminescente. Estar no Aqui e no Agora, solar e feliz. Simplesmente emergir.

Ficha Artística:

criação e interpretação: Joana Martins e Rita Martins


DOCILIN de Pedro Matias  – ensaio aberto CCC – 22 Out – 17h – 2023

Disfuncional, é o termo utilizado para nos referirmos a uma pessoa, um processo, entidade, ou sistema, que não funciona de forma adequada, ou que não cumpre a sua função. É um compromisso que falha. É um estado, ou uma forma de estar, que se mantém. Uma desresponsabilização contínua, ao sentido de reabilitar.

DOCILIN, apropria-se do equilíbrios, rola-bola e monociclo-girafa, como forma de expressão. Trabalhado o equilíbrio no sentido prático e metafórico,referente ao tema subjacente ao projeto.

Ficha Artística:

criação e interpretação PEDRO MATIAS | apoio à criação ARIANA SEBASTIÃO | figurinos MARIA CAMPOS | composição sonora RAFAEL MAIA


CHÃO de Uatumã Fattori de Azevedo, Leonardo Calvino, Teresa Santos, Dídac Gilabert – Agosto 2023

SINOPSE
CHÃO_Malabarismo Térreo é um projeto de investigação que procura trazer centralidade para a relação das bolas de malabarismo com o solo no processo de criação cênica. O trabalho é co-criado por Uatumã Fattori de Azevedo, Leonardo Calvino, Teresa Santos e Dídac Gilabert e faz, no próximo dia 12, sua primeira mostra de processo.

Ficha Artística:

IDEALIZAÇÃO: Uatumã Fattori de Azevedo | CRIAÇÃO: Uatumã Fattori de Azevedo, Leonardo Calvino, Teresa Santos, Dídac Gilabert | PERFORMERS: Uatumã Fattori de Azevedo e Leonardo Calvino | TRILHA SONORA: Dídac Gilabert | MATERIAL AUDIOVISUAL: Teresa Santos

+info: www.chao.pt


HABITAR de Ariel Pizarro Albornoz e María López del Peso – Abril + Maio 2023

SINOPSE
Quando se ocupa um espaço, o que significa realmente ocupar esse espaço? Está-se a dar uma razão a esse espaço ou está-se a corromper a sua essência? Habitar os espaços que existem entre dois corpos que se aproximam, para revelar as possibilidades entre contacto, equilíbrio e coordenação. O vestuário como o espaço que habitamos. Como o colocam num determinado contexto, independentemente da forma como atua ou se move. São espaços concebidos para serem ocupados, com uma grande carga simbólica. A ideia é explorar a materialização que classifica a nossa interação com o mundo, a coisa mais próxima depois da pele, a barreira social, cultural, moral e política. Para que é que nos vestimos? O que determina a nossa roupa?

Ficha Artística:
ARTISTAS: Ariel Pizarro Albornoz e María López del Peso
MÚSICA ao VIVO: Robin Szombath
DESENHO de FIGURINOS: Ariel Pizarro Albornoz e María López del Peso