Bios

direção artística, programação e direção técnica VASCO GOMES

Formado em Animação Cultural pelo Instituto Superior de Ciências Educativas em 2001. Trabalha profissionalmente na área do circo contemporâneo desde 1999. Intérprete em “Ferloscardo” sob a direção artística de Giacomo Scalisi (CCB, Cotão), “Retalhos” para Teatro do Frio (Ministério Cultura/DGArtes), entre outros. Formador no projeto em centros educativos “Animação em Ação” do Chapitô (EPAOE), “Riscos e Traços” (CM Vila da Feira), colégios CLIP e Rosário, entre outros. Codirige “Erasmus Simphony” para o FITEI (coprodução Manobras no Porto, 2012). Integra a Erva Daninha em 2008 onde trabalha como criador, intérprete e formador. Desde 2011 assume a direção artística da Companhia onde já dirigiu mais de 17 produções. Atualmente é também professor da Academia Contemporânea do Espetáculo e da Escola Segundas Oportunidades de Matosinhos.


programação, direção plástica e comunicação  JULIETA GUIMARÃES

Licenciada em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música Artes e Espetáculo em 2005. Pós-graduada em Teatro – uma ferramenta em contextos educativos, sociais e de intervenção pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e em Gestão das Artes pela Universidade Católica. Mestre em Produção e Direção de Cena pela ESMAE. Cofundadora da Erva Daninha (2006) onde assume a direção plástica, assistência de direção e comunicação. Trabalha na Operação Nariz Vermelho de 2005 a 2014 como atriz e coordenadora artística. Assistente de produção do FITEI em 2011 e diretora de produção em 2012 e 2013. Tem vindo também a desenvolver o trabalho de programadora. Ciclo Vão de Escada para o FITEI (2011), a mostra Corrente Alterna (TNSJ, 2013), Trengo festival de circo do Porto e Mostra Estufa.


gestão e coordenação de projetos TERESA CAMARINHA

Nasce em 1985 no Porto. É Licenciada em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora, tendo também formação nas áreas da música (Conservatório de Música do Porto) e da dança (Ginasiano). De janeiro de 2017 a dezembro de 2019 integra a equipa fixa do Visões Úteis onde assumiu a Gestão Administrativa e ainda a Coordenação Geral de Produção e a Produção Executiva das atividades. Trabalha como produtora executiva e gestora de projeto para entidades como: Companhia Instável, Ginasiano Escola de Dança, Balleteatro e ainda para as coreógrafas: Cristina Planas Leitão, Daniela Cruz e Liliana Garcia. Destaca-se também a sua participação, em 2008, como assistente de encenação no espetáculo “Da Boca para Dentro” de Ana Tamen, no âmbito do festival Temps d’images e, entre 2004 e 2010, como membro da direção da Colecção B – Associação Cultural, tendo assumido funções de produção executiva em várias edições do Festival Escrita na Paisagem.